quarta-feira, 22 de abril de 2015

Desertos Quentes e Frios

Em termos gerias os climas desérticos são divididos entre quentes e frios, ambos em excesso. A falta de equilíbrio climática representa característica marcante nos desertos. Nos dois tipos há grande amplitude térmica seja por ano.
A insolação durante o dia eleva a temperatura, enquanto que de noite, pelas proximidades dos oceanos, acontece o inverso, ou seja, sensação climática gelada. Isso acontece também em consequência do nível de calor que se erradia de forma rápida, fazendo cair à temperatura rapidamente. O nível de frio pode fazer até mesmo com que ocorra neve no ambiente noturno, ou mesmo de dia, dependendo da região afetada.

Por Que Existem dois Tipos Diferentes nos Desertos?

A localização do deserto é parte crucial à explicação sobre as temperaturas mais correntes das zonas desérticas. Geralmente os quentes estão situados perto do litoral enquanto que desertos frios estão dentro das zonas continentais, em zonas que possuem limitação em consequência das altas montanhas.

Os principais desertos quentes estão no México, África, EUA (sudoeste), Arábia, Austrália, Paquistão, Irã, Chile e Peru. Os tipos frios são conhecidos na Mongólia e no oeste dos Estados Unidos.
http://www.infoescola.com/geografia/clima-desertico/

Imagens de Desertos

     
https://www.youtube.com/watch?v=lcdeBxkjqLg

Deserto fauna e flora

Fauna e flora do deserto

São poucas as espécies que consegue viver no deserto. A fauna deste ambiente é composta por repteis, roedores e insetos. Suas narinas, olhos e orelhas são adaptadas para sobreviver ao clima. Como exemplos de animais que vivem nesse ambiente, podemos citar: adax, víbora chifruda, jerboa, crocodilo do Nilo, lagarto do deserto, escorpião do deserto e feneco.
As plantas que habitam áreas dentro do deserto se adaptaram ao ambiente seco e quente, utilizando de mecanismos físicos e comportamentais. As chamadas plantas xerófitas, com maior armazenamento de água e poucas folhas, como, por exemplo: cactos barril, arbustos de cresoto, saguaro, cactos pipe e a árvore elefante.